Sítios arqueológicos em Dom expedito Lopes

http://www.tvcanal13.com.br - 21/02/2008
Nos arredores da cidade de Dom expedito Lopes que fica a 308 km da sua capital Teresina foram descobertos locais ricos em pinturas rupestres. Esse é o nome que se dá as mais antigas representações pictóricas conhecidas, gravadas em abrigos e cavernas ou também nas superfícies rochosas ao ar livre.

As mais conhecidas da população expeditense se encontra no bairro Alto da bela Vista, (no morro da cruz) e no Alto da passagem, (saco dos bois). Apesar de toda essa riqueza os pequenos sítios encontrados, estão sendo ameaçados por pessoas que não tem conhecimento da história do homem primitivo e destroem o patrimônio, pintando as paredes das cavernas e as rochas com carvão imitando as gravuras.

Através de estudos acredita-se que estas pinturas, cujos materiais mais usados são o sangue, argila e excrementos humanos tenham um cunho ritualístico. E aqui no Brasil, mais precisamente no nordeste são encontrados diversos arquipélagos onde existem manifestações de arte rupestre como aqui no estado do Piauí, na Serra da capivara conhecida mundialmente pelas suas artes.

Segundo dados da FUMDHAM, Fundação Museu do homem Americano, de São Raimundo Nonato, há 260 sítios arqueológicos com pinturas rupestres na área do Parque nacional da Serra da Capivara, que foi criado em 1979.

Essas pinturas estão divididas em três grandes grupos tais como o zoomórfico (representação de animais), o antropomórfico (abrange figuras humanas em suas diversas formas) e o grupo de símbolos, constituído por desenhos sem nenhum sentido.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.