Superagui começa a elaborar plano de manejo

ICMBio -http://www.icmbio.gov.br - 06/08/2012
O Parque Nacional (Parna) do Superagui, no litoral norte do Paraná, começa a elaborar o Plano de Manejo. A primeira reunião foi realizada na semana passada, na sede do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em Curitiba. Plano de Manejo é o documento que orienta as ações de zoneamento e uso da unidade.

Durante o encontro, foram apresentados o roteiro do plano e discutidas informações, organização da agenda e da logística para os trabalhos de campo, mobilização das comunidades, oficinas e próximas reuniões.

O SFB, além de apoiar logisticamente a unidade de conservação, realiza, em conjunto com o ICMBio, importante pesquisa sobre a Cataia (flavorizante vegetal tradicionalmente utilizado na cachaça local) , que provavelmente resultará no primeiro Termo de Compromisso do Parna do Superagui.

As tarefas de elaboração do plano de manejo serão divididas. As consultoras contratadas por meio de recurso de compensação ambiental deverão realizar diagnósticos com interpretações de dados que subsidiem a gestão. Já o planejamento, zoneamento e monitoramento serão desenvolvidos pela equipe do ICMBio, formada por servidores do Parna e da Coordenação de Elaboração e Revisão de Planos de Manejo.

O Parque Nacional do Superagui completou 23 anos no dia 25 de abril deste ano. Os trabalhos desenvolvidos para o Plano de Manejo representam uma importante ferramenta de consolidação da unidade.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3193-superagui-comeca-a-elaborar-plano-de-manejo.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Superagui
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.