Teresópolis celebra o Dia da Água

Teresópolis Jornal - http://teresopolisjornal.com.br/ - 27/03/2015
Neste domingo, 22, foi comemorado o Dia Mundial da Água. Para celebrar a data, foi realizado durante o fim de semana, dias 21 e 22, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), o evento 'Arte no caminho das águas', com programação variada. Agregando valor ao evento, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, levou ao local o projeto Cultura nos Bairros, com atrações musicais e circenses, que divertiram o público.


A comemoração contou com uma série de atividades. No sábado, foi aberta a exposição 'Água', do fotógrafo Cristian Dimitrius, apresentador do Domingão Aventura. E no mesmo dia, foi realizada também oficina sobre o ciclo da água e recreação ambiental para crianças.

Já no domingo, a programação se intensificou, com diversas atrações. Foram realizadas oficinas de Teatro do Oprimido, com Olivar Bendelak, de fotografias, com Sonali Becker, de aquarela e de pintura em paineis, com Márcio de Paula. Uma série de poesias foi exposta no Centro de Visitantes e uma mini estação de tratamento de água foi levada pela Cedae, mostrando aos visitantes cada etapa do processo de purificação da água.

A participação da Secretaria de Cultura se fez através do projeto Cultura nos Bairros. No caminhão Palco Sobre Rodas, os agentes culturais Nara Zeitune e Ivo Bernardo divertiram a plateia com números de palhaçaria e malabarismo. A apresentação teria ainda a participação dos músicos Fernando Mello e Marcos André, mas a atração teve que ser cancelada por conta da forte chuva que caiu no local.

Com as atividades concentradas no Centro de Visitantes, por conta do mau tempo, a festa continuou com a cantora e repentista Wanda Pinheiro, descoberta através do projeto Cultura nos Bairros. Presença constante nas atividades da Secretaria de Cultura, Wanda fez sucesso também no Parque Nacional com Beijinho Doce e repentes sobre a água, a chuva e o município de Teresópolis.

Ainda na comemoração pelo Dia da Água, uma homenagem especial às artistas Nara Zeitune e Jeanette Albuquerque foi realizada, em função dos 25 anos do Grupo Teatral Pirueta.

A subsecretária de Cultura, Cléo Jordão, também foi homenageada, pela parceria e o apoio dados ao evento. "É um prazer trabalhar em parceria com entidades como o Parque Nacional e agora o Caminhos em Artes. Nós é que agradecemos pela oportunidade. Que venham outras atividades como essa", comentou Cléo Jordão.

Organizadora do evento, a diretora do 'Caminhos em Artes', Josiane Fonseca, falou sobre o evento, agradecendo a todos os parceiros que participaram da festa. Em nome do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Isabela Frades, da Divisão de Educação Ambiental, destacou que nenhuma gestão pode ser bem sucedida sem entrega e dedicação.

Também presente ao evento, o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, comemorou. "Tivemos uma belíssima união de esforços no Parque Nacional, em prol de um recurso indispensável à vida, a água. A parceria foi bem sucedida e quem esteve presente com certeza aproveitou a festa e as muitas belezas naturais do nosso Parque Nacional da Serra dos Órgãos", avaliou.

O evento foi uma realização do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e do 'Caminhos em Artes', com apoio da Prefeitura de Teresópolis, através das secretarias de Cultura, Turismo e de Educação.



http://teresopolisjornal.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=1539:teresopolis-celebra-o-dia-da-agua&Itemid=534
Produção Cultural:Teatro, Dança, Música

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.