Travessia dos Lençóis reúne amantes da natureza

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 22/06/2017
Além de marcar os 10 anos do ICMBio e os 36 do parque, evento serviu para divulgar o trekking (caminhada), uma das atrações da unidade de conservação maranhense


Turistas brasileiros e estrangeiros, guias e condutores de visitantes e amantes da natureza de todas as matizes participaram da Grande Travessia do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no litoral do Maranhão, num percurso total de 50 quilômetros entre dunas e lagoas.

O evento, que ocorreu no último fim de semana, fez parte dos festejos de 10 anos de criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que serão completados em 28 de agosto, e do aniversário de 36 anos do parque, que transcorreu no dia 2 deste mês.

Além disso, a travessia cumpriu o papel de divulgar a prática do trekking (caminhada), considerada uma das atividades de maior importância turística para a conservação do patrimônio natural da região dos Grandes Lençóis.

"O trekking gera a integração de todos os setores da economia local na medida em que os participantes se valem dos veículos 4x4 credenciados para serem levados ao ponto de início da caminhada, dos moradores tradicionais para darem suporte durante a travessia, novamente dos veículos credenciados para o resgate e, finalmente, do setor hoteleiro e de alimentação para o suporte nas cidades de saída e chegada", disse o chefe do parque, Adriano Damato.

Dois grupos

A Grande Travessia foi feita em dois grupos, um saindo de Barreirnhas e outro de Santo Amaro, sendo que ambos se encontraram no meio dos campos de dunas, nos oásis, no povoado Queimada dos Britos.

Os dois grupos reuniram 35 aventureiros, entre guias e condutores de visitantes especializados em trekking, analistas ambientais, turistas nacionais e estrangeiros e ainda de representantes da Coordenação Geral de Uso Público e Negócios do ICMBio.

A participação dos voluntários do parque foi essencial para o sucesso da jornada. Eles deram apoio nos quadriciclos de suporte e atuaram ainda como guias em campo.

"Foram três dias de caminhadas, muitos desafios, muito sol e muita adrenalina nas gigantes subidas e descidas das dunas dos Grandes Lençóis, com direito a banhos espetaculares, sempre em águas frescas e cristalinas", contou Damato.

Após a travessia, a equipe do ICMBio se reuniu com o trade turístico local para discutir novos trajetos de passeios na região. Uma das sugestões de percurso, que corta o parque de ponta a ponta, deve se tornar, ao ser implementada, a maior trilha de trekking em unidades de conservação federal do Brasil.

Comunicação ICMBio - (61) 2028-9280 - com infomações do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Adriano Damato)



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8987-travessia-dos-lencois-reune-amantes-da-natureza
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lençóis Maranhenses
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.