UNESCO exibe documentário Serra da Capivara em comunidades impactadas pelo Parque Nacional

Cidade Verde - http://cidadeverde.com - 22/07/2014
Moradores dos arredores do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, terão a oportunidade de assistir ao documentário produzido pela UNESCO no Brasil sobre esse Patrimônio Mundial da Humanidade. O filme Serra da Capivara será projetado nos dias 27 e 28 de julho, às 19h, em Novo Zabelê, no povoado de São Raimundo Nonato, e em Sítio do Mocó, no município de Coronel José Dias, respectivamente. No evento, estarão presentes o representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, e representantes das entidades gestoras da Unidade de Conservação - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), entre outras autoridades.

A expectativa é aumentar a sensação de pertencimento e a valorização do Parque pelas comunidades impactadas por sua criação, assim como a autoestima das famílias que vivem no local. Espera-se ainda transmitir, para esse público, a importância do Parque Nacional Serra da Capivara no contexto mundial, despertando uma maior compreensão de sua história, além da consciência e envolvimento necessários à manutenção e preservação.

Em seus 40 minutos de duração, o filme Serra da Capivara aborda diferentes aspectos de um dos mais ricos sítios arqueológicos do mundo. O documentário revela a riqueza natural e cultural do interior do Piauí, com destaque especial para o rico acervo de pinturas rupestres, e retoma o debate da cultura como fator essencial para o desenvolvimento das sociedades.

Além das belas paisagens, personagens reais contam a história da criação do Parque Nacional da Serra da Capivara e falam sobre os impactos econômicos e sociais na região após sua implementação. Diferentes gerações de moradores dos municípios vizinhos relatam distintas percepções dos desdobramentos da formação do Parque na vida da comunidade.

O trabalho realizado pelos arqueólogos no Parque Nacional da Serra da Capivara revelou uma nova visão da chegada do Homo sapiens ao continente americano. No documentário, estão descritos o percurso da arqueóloga Niéde Guidon e de pesquisadores da Fumdam no desenvolvimento de trabalhos científicos de ponta e de ações sociais que dinamizam e contribuem para o desenvolvimento da comunidade local.

O documentário Serra da Capivara foi produzido pela UNESCO no Brasil em parceria com a Petra Engenharia.

Parque Nacional da Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 5 de junho de 1979 e está situado no Sudeste do Estado do Piauí, a 300 quilômetros de Petrolina e 540 quilômetros de Teresina (capital do estado). Faz fronteira com os municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, João Costa e Brejo do Piauí. Possui 129.140 hectares e seu perímetro é de 214 km.

A região do Parque Nacional da Serra da Capivara é formada por rochas sedimentares, arenitos e conglomerados. As chuvas esculpiram o relevo formando uma paisagem espetacular com múltiplos monumentos geológicos de rara beleza. O Parque também abriga populações da maioria dos endemismos (grupos que se desenvolvem em uma região restrita) da caatinga.



http://cidadeverde.com/saoraimundononato/60529/unesco-exibe-documentario-serra-da-capivara-em-comunidades-impactadas-pelo-parque-nacional
Produção Cultural:Cinema, TV, Vídeo

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.